A Stellantis, empresa que surgiu após a fusão entre os grupos FCA e PSA, anunciou seus primeiros carros conectados: os modelos Jeep Renegade e Compass fabricados no Brasil agora possuem a plataforma Adventure Intelligence, que leva conectividade aos SUVs da marca. O sinal de internet 4G é fornecido pela TIM, e os automóveis são equipados com chip virtual eSIM.

Jeep Renegade 80 Anos tem eSIM e se conecta ao 4G da TIM (Imagem: Divulgação/Stellantis)
Jeep Renegade 80 Anos tem eSIM e se conecta ao 4G da TIM (Imagem: Divulgação/Stellantis)

A princípio, a plataforma Adventure Intelligence é item de série na linha Jeep Renegade 80 Anos, mas o sistema também fica como opcional nas versões Longitude, Limited, Moab e Trailhawk. O Novo Jeep Compass 80 anos, que entrou em pré-venda nesta segunda-feira (5), também será equipado com o módulo de conectividade.

Interior do Novo Jeep Compass, que será lançado em maio de 2021 (Imagem: Divulgação/Stellantis)
Interior do Novo Jeep Compass, que será lançado em maio de 2021 (Imagem: Divulgação/Stellantis)

Além da plataforma de conectividade, os veículos também possuem central multimídia com suporte a Apple CarPlay e Android Auto, sem a necessidade de plugar o smartphone via cabo USB.

4G da TIM dá funções inteligentes para carro conectado

A plataforma Adventure Intelligence tem alguns recursos interessantes de conectividade. Através do aplicativo My Uconnect, o proprietário do veículo consegue acionar recursos de forma remota, como travar ou destravar as portas, acender os faróis ou ligar a buzina.

Além disso, a conexão garante a atualização automática do veículo, dispensando o update presencial na concessionária. O usuário também pode localizar o carro no mapa, e a Stellantis destaca que a rastreabilidade do automóvel Jeep pode gerar economia de até 15% no preço do seguro.

Jeep Renegade 80 Anos inclui plataforma Adventure Ingelligence e suporte a CarPlay e Android Auto (Imagem: Divulgação/Stellantis)

Outros recursos de conveniência ficam disponíveis graças à conectividade, como um mapa inteligente – fornecido pela TomTom – que informa condições de trânsito e calcula a necessidade de abastecimento durante o trajeto. Serviços de socorro também estão presentes, como chamada de emergência (com notificação automática após acionamento do airbag), alerta preventivo de furto e assistência de recuperação em caso de roubo.

Um dos recursos interessantes é que é possível receber alertas no smartphone sobre a condução do veículo e definir um perímetro de deslocamento. Além do aplicativo móvel, dá pra consultar informações e ativar comandos através da assistente virtual da Amazon – uma pena é que que o carro não possui Alexa integrada, ou seja, é necessário utilizar um dispositivo compatível com a plataforma de voz.

Outro detalhe importante é que os veículos Jeep não são compatíveis com 5G. A tecnologia já está disponível no Brasil por meio de compartilhamento dinâmico de espectro, inclusive pela própria TIM; o leilão das frequências exclusivas deve ser realizado pela Anatel ainda no 1º semestre de 2021.

SUVs da Jeep terão Wi-Fi a bordo

Outro diferencial de conectividade é que os carros com Adventure Intelligence já saem de fábrica com Wi-Fi a bordo, com possibilidade de compartilhamento com até 8 dispositivos. A conexão também é fornecida pela TIM; para isso, um pacote de internet diferente do plano Adventure Intelligence deve ser contratado separadamente.

Jeep Renegade 80 Anos inclui plataforma Adventure Ingelligence (Imagem: Divulgação/Stellantis)
Jeep Renegade 80 Anos tem Wi-Fi a bordo com internet 4G da TIM (Imagem: Divulgação/Stellantis)

05/04/2021 às 18:00

Fonte Tecnoblog