GVT aposta em app Freedom para aumentar uso da telefonia fixa

Anunciado em outubro do ano passado, durante o Futurecom 2013, o GVT Freedom, aplicativo promocionalmente gratuito, e que funciona como uma “extensão” da linha fixa, está disponível para os clientes da GVT deste esta terça-feira, 11/03. Com o app, os assinantes residenciais e empresariais da GVT podem fazer e receber chamadas do número fixo que já têm a partir de dispositivos conectados à internet, como smartphones ou tablets.

Em comunicado à imprensa, a GVT informa que o lote inicial de licenças para a primeira versão do aplicativo está disponível para download sem custo para clientes de telefonia fixa e banda larga da GVT nas lojas virtuais (Google Play e Apple Store). Com o GVT Freedom, o consumidor pode utilizar a franquia de minutos mensal da sua linha fixa quando não está no endereço onde está fisicamente instalada, além de atender ligações dirigidas ao seu número fixo fora de casa ou escritório.

“É uma maneira completamente nova de usar a telefonia fixa que gera valor para o consumidor e significa a quebra de paradigma numa indústria com mais de 100 anos no Brasil”, afirma o vice-presidente de Marketing e Vendas da GVT, Daniel Neiva. De acordo com dados da última Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad) do IBGE, 51,4% dos domicílios brasileiros já não têm telefone fixo e a receita das operadoras neste segmento de negócio está caindo em média 5% ao ano segundo relatórios da consultoria Frost&Sullivan.

“Com o tempo, as pessoas vão perceber a vantagem de ter a “extensão” da linha fixa disponível em qualquer ponto com internet e acessar o número fixo remotamente passará a ser um hábito”, acrescenta Neiva. A qualidade das ligações no Freedom depende do desempenho da conexão à internet que o dispositivo estiver utilizando. Em vista do caráter inovador do serviço, o número de licenças será controlado nesta fase inicial de lançamento. O objetivo é acompanhar de perto a utilização pelos primeiros clientes e o desempenho da novidade que confere liberdade ao telefone fixo.

A GVT é uma das primeiras empresas do mundo a oferecer a facilidade. Isso porque opera com uma rede baseada em fibra óptica desenhada para a convergência entre voz, dados e vídeo. As centrais principais da GVT seguem a arquitetura baseada em IMS (Internet Protocol Multimedia Subsystem) que transforma todos os sinais transmitidos em IP, possibilitando a integração entre serviços de telefonia, TV e internet em diferentes dispositivos. Essa integração já permite oferecer serviços inovadores como a visualização das chamadas telefônicas na tela da TV, aplicativo de música acessível em qualquer dispositivo do cliente e, agora, o GVT Freedom.

Nesta primeira versão do produto, a equipe responsável pelo desenvolvimento vai avaliar comentários e sugestões dos usuários pelo e-mail freedom@gvt.com.br, que poderão ser incorporados em futuras versões. “Devido ao ineditismo dessa funcionalidade, temos certeza de que o usuário nos ajudará a descobrir oportunidades de melhoria durante sua experiência com o serviço”, avalia Neiva.